terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Uma breve história de Luxo parte I



Só para deixar bem claro que luxo não tem idade e bom gosto vem de berço "literalmente".

Falar de luxo nem sempre é fácil, pois o que é para mim pode não ser para todos. Mas história é sempre história, e quem não adora imaginar a pessoa que um dia começou a fazer aquele primeiro sapato ou aquela primeira bolsa que hoje é artigo de luxo, totalmente vintage e blábláblá...
Então hoje resolvi falar sobre "O Cara", sim o famoso Louis Vuitton!!!!
Foi no mundo da aristocracia francesa que Louis Vuitton pôde surgir do nada e tornar-se a grife de viagens mais famosa do mundo. O próprio nasceu em 1821 em uma família de fazendeiros e moleiros na região de Jura, no Leste da França. Aos 13 anos, Louis Vuitton partiu a pé para Paris, na época a cidade das oportunidades. O trajéto de 175 quilômetros foi feito em "dois anos", no caminho Louis ganhou a vida trabalhando como cavalariço ou ajudante de cozinha.
Vuitton tornou-se aprendiz de um mestre fazedor de baús chamado Monsieur Maréchal. Em 1854, Vuitton pediu demissão e abriu o próprio negócio na rue Neuves-des-Capucines e começou a retrabalhar o projeto básico de baú, através desse projeto criou o baú e o monograma que hoje é reconhecido por todos a kilômetros de distância, é o padrão monogramado de LVs entrelaçados, salpicados de ingênuos losangos, estrelas e flores, que Georges seu filho, criou em 1896, em resposta à falsificação, e registrou como marca em 1905, ninguém sabe ao certo onde Georges achou sua inspiração, embora se acredite que as flores tenham vindo do movimento japonista do final do século XIX.
Por volta de 1859, o negócio de Vuitton estava indo tão bem que precisou expandir, comprou meio hectare de terra em Asnière, e criou sua fábrica que atualmente é o Museu Loius Vuitton que só pode ser visitado sob agendamento.
Os anos 20 foi uma época glamurosa, talvez os verdadeiros anos dourados do luxo e era possível ver a alegria e o refinamento na coleção de Vuitton. Tudo isso mudou com a segunda Guerra Mundial....
Vamos respirar, e continuar outro dia porque tem muito pano pra manga, e muita história pra rolar....

Pesquisa feita pelo livro Deluxe de Dana Thomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails